Project de investimento para locação

"É uma casa de madeira?!"

 

Este projeto vai ao encontro de uma proposta para a construção de uma moradia bi-familiar destinada a investimento para locação. O programa tinha condicionantes importantes: A geometria do terreno (com apenas 14 m da frente do lote afetou a largura da edificação com apenas 7 m); um apertado controle de custos dado o budget definido; ser rentável: total do investimento 60.000,00€ por cada habitação incluindo os anexos, com um rendimento previsto de 800€ mensais, já com abate de impostos. Traduz num rendimento anual de 8%.

 

Destas condições resultou duas habitações dispostas no comprimento do lote, uma situada na frente e outra na traseira. Ambas com 80m2, repartidos por dois quartos, um quarto de banho, escritório, sala e cozinha. A garagem e arrumos ficaram instalados num anexo no fundo do lote.

 

Com um budget bastante ajustado, a escolha de materiais de acabamento interior e exterior foi estudada até à exaustão, dentro de uma arquitetura funcional. A cobertura optou-se por telhado em uma água, com sistema de ventilação passiva. O teto da sala assumiu a inclinação do telhado, por forma a aumentar o volume habitável.

 

 A construção optou-se por estrutura de madeira de abeto maciço, em sistema “Bone timber”, com lajes em madeira lamelada -(Glulam-glued laminated timber). O acabamento interior foi todo em placas de gesso cartonado, ficando toda a estrutura de madeira oculta. No acabamento exterior o  sistema optado foi ETICS (External Thermal Insulation Composite Systems), ressaltando os volumes com a diferenciação de cores.

 

Ressalto uma particularidade destas habitações, o facto de serem executadas integralmente em sistemas de construção em madeira, aparentam uma construção tradicional.

Eco||Sistema  Sistema construtivo Portefólio  Projetos em curso  Contacto

Assinatura 

  • Alçado Principal (nascente)

  • Alçado Principal

  • Alçado Lateral esquerdo (sul)