11. jul, 2017

Como a madeira se comporta no fogo?

Desmontando mitos sobre a construção em madeira
AS 21 RAZÕES PARA HABITAR NUMA CASA DE MADEIRA Parte II
A madeira é um dos materiais construtivos mais valorizados pelos profissionais da construção. Ela tem sido de grande utilidade para a construção de habitações e outros tipos de estrutura há milênios, e suas características naturais garantem um sentido de leveza e simplicidade à construção, além da enorme vantagem de ser um material renovável.

Se seguirmos as normas e especificações técnicas para seu uso, a madeira traz muitos benefícios à obra, sendo um material leve, de fácil manejo, durável, termicamente eficiente e - inclusive - resistente ao fogo.

Desde sempre, o fogo foi considerado inimigo da madeira. No entanto, este material não é totalmente indefeso frente às chamas, e algumas espécies mais resistentes conseguem, inclusive, sobreviver a incêndios florestais. A madeira tem uma alta resistência ao fogo, é dúctil e adaptável, portanto, se for bem empregada, pode garantir a segurança de uma edificação em caso de incêndio.

Esta série de vídeos faz parte do "Catálogo 3D de Soluções Construtivas para Edificações em Madeira", projeto desenvolvido pelo Programa PoloMadera da Universidad de Concepción, em conjunto com especialistas internacionais do Instituto de Construção em Madeira, Holzbau Institut, da cidade de Biberach, Alemanha.