Casa Viana

Anha, Viana do Castelo

O particular desta projeto foi o pedido peculiar por parte do proprietário. Estando ciente do conforto e do sistema construtivo das casas Eco||Sistema, queria uma casa “em pedra rustica”. O programa era simples: 49m2 repartidos por 3 divisões, uma casa de banho, uma cozinha/sala e um quarto, integrada numa quinta com 6000m2 cercada com um muro de granito, com média de 2,5m de altura.

Com um budget de 50.000€ entre a casa e arranjos exteriores, a escolha de materiais de acabamento interior e exterior foi algo obvio: Uma imitação da arquitetura vernácula, sobre uma construção em estrutura de madeira de abeto maciço, em sistema “Bone timber”, com lajes em madeira lamelada -(Glulam-glued laminated timber). A localização da implantação segui o conceito vernáculo (a colocação da casa no local menos propicio à agricultura), o revestimento das paredes exteriores foi integralmente efetuado em granito de Ponte de Lima colado, com as esquinas, os peitoris, soleiras e ombreiras trabalhadas em fábrica, por forma a dar uma percepção de parede maciça. A cobertura optou-se por telhado em quatro águas com alpendre, com sistema de ventilação passiva. O teto da sala assumiu a inclinação do telhado, com a estrutura de madeira à vista, reforçando o seu caracter vernáculo.

Ressalvo o peculiar desta moradia ser construída integralmente em madeira, com aspeto de uma construção em paredes de pedra. Uma nova perspetiva modernista da conjugação destes dois materiais, que já foram utilizados, aqui no norte e em grande parte de Portugal, durante vários séculos.

Eco||Sistema 

Sistemas construtivo Pormenores Materiais Acabamentos Portefólio  Projetos em curso 

https://www.facebook.com/EcoIISistemaConstrucaoSustentavel

Contacto Assinatura

 

Execução em fábrica

Montagem em obra

Viver