Ginásio Fitness XXI

Gandra - Valença

O Ginásio Fitness XXI foi um repto lançado à Eco||Sistema com um programa arrojado: 1- Não ter impacto ambiental; 2-rapidez da construção; 3-eficiência térmica e acústica; 4-A qualidade do ar interior livre de odores, puro e fresco, isentos de compostos orgânicos voláteis (COV); e ainda económico. Ou seja um edifício saudável que promovesse a saúde e bem-estar dos seus utilizadores, tendo o mínimo de impacto quer a nível ambiental quer arquitetónico.  

Do arrojado programa surge um projeto de um edifício com uma linguagem minimalista, mas que no entanto procura uma abordagem crítica ao lugar onde se integra. Surgindo dois volumes sobrepostos que pretendem dar resposta simples e eficaz aos vetores com mais força do lugar: A orientação solar; a paisagem; a morfologia do terreno e os alinhamentos pré existentes.

Para a construção optou-se por estrutura de madeira de abeto maciço, em sistema “Bone timber”, com lajes em madeira lamelada -(Glulam-glued laminated timber). O OSB é utilizado como material estrutural mas também toma função de acabamento, só possível neste tipo de sistema construtivo, economizando tarefas subsequentes e materiais. Tudo envolto numa “pele” (fachada ventilada) em pinho nacional (Pinus pinaster), tratado em sistema autoclave, talhado em formato deck, que ajuda a caracterizar a arquitetura do edifício.