AS 21 RAZÕES PARA HABITAR NUMA EDIFÍCIO DE MADEIRA

Com esta premissa, e sem respostas na construção tradicional para os paradigmas deste século: conforto; durabilidade; salubridade e sustentabilidade. Explana-se as 21 razões porque habitar numa casa de construção em madeira infere a premissa e é a melhor técnica de construção em detrimento da construção em aço ou em betão armado.
João Carlos A. Alves
“Se plantarmos três árvores para cada uma que é colhida: viver com árvores, bem como construir com elas, temos um ambiente mais saudável.”

🌳🌲🏡«Nature can repair our broken climate»
#naturenow

Porquê construir em madeira?

“A madeira é uma escolha renovável e responsável, que ajuda a reduzir a nossa pegada ambiental.

A Eco||Sistema, garante-lhe um produto de alta qualidade: -relação peso/resistência (superior às de betão armado e aço); -rapidez de montagem; -resistência ao fogo; -eficiência térmica e acústica -excelente performance em caso de sismo; -beleza estética natural; - racionalismo ecológico; -economia de custos e facilidade de "desconstrução" (todos os materiais empregues são recicláveis). Dando qualidade, durabilidade, economia, conforto e resposta a um dos maiores desafios do nosso tempo: a sustentabilidade do nosso edificado.

Este sistema, fruto de vastos trabalhos de investigação e desenvolvimentos científicos permitem a concepção de produtos hi-tech em madeira - engineered wood products. O que faz que assuma actualmente uma importância crescente na arquitetura e na engenharia contemporânea. O que faz da Eco||sistema uma empresa de vanguarda, apta para dar resposta ao repto deste século: "se o século XIX foi o século do aço, e o século XX foi o século do betão armado, logo o século XXI é o século da engenharia da madeira."

1m3 de madeira empregue na construção, equivale a 1 tonelada de CO2 sequestrados.

Documento científico para CLB-MCS 2018 3º Congresso Luso-Brasileiro Materiais de Construção Sustentáveis

A Arquitetura Vernácula em madeira, como premissa da construção contemporânea de Madeira

João ALVES1*, Mónica ALCINDOR2, luis PACHECO2

1: www.construcao-eco-sistema.com

 2: Escola Superior Gallaecia

Largo das Oliveiras 4920-251 V. N. Cerveira

esg@esg.pt, www.esg.pt

 

Palavras-chave: Arquitetura vernácula, construção em madeira, sequestro do carbono, construção sustentável

Resumo Arquitetura vernácula é um verdadeiro reduto de racionalidade, representa a sabedoria ancestral, em que as soluções propostas são o resultado de séculos de empirismo. Estas soluções arquitetónicas são soluções adaptadas ao clima e cultura de cada região, adequando-se aos materiais e ao meio ambiente envolvente.
São princípios necessários rever, para uma arquitetura mais racional.  

 A Arquitetura vernácula em madeira utiliza técnicas de construção de uma conceção simples e com recursos tecnológicos muito básicos.  Tecnologias com qualidades e características que se podem utilizar numa construção
 contemporânea responsável.

Os edifícios consomem mais de 40% do consumo de energia e 36% de CO2 na Europa.

É neste contexto, que a construção em madeira pode ser a resposta para edifícios mais eficiente, com a principal premissa: a energia mais barata é aquela que não se consome.

 
Em conclusão utiliza-se a frase do Professor Alex de Rijke “If the 19th century was the century of steel and the 20th century the century of concrete, then the 21st century is about engineered timber”, para enfocar a evolução das estruturas em madeira e as suas várias vantagens da sua utilização: no conforto, eficiência energética, ciclo de vida, durabilidade, resistência, etc. Confere-se às estruturas em madeira a resolução da problemática da sustentabilidade da construção.

Processo da escolha e tratamento da madeira

É uma realidade que há muito venho expondo e que reforço neste debate das alterações climáticas. Existe uma fábrica "mágica" e completamente autônoma que sequestra o carbono e liberta oxigênio:
Essa fábrica "mágica" são as árvores! (Sendo na sua essência constituídas de carbono: 1 m³ de madeira = uma tonelada de Carbono).
Se se fomentar a construção em estrutura de madeira, não só estamos aumentar o tempo do sequestro do carbono dentro das nossas construções, diminuí a nossa pegada ecológica e a utilização de combustíveis fósseis. Isto deve-se às excelentes propriedades térmicas que a madeira nos aufere. Esta construção dinamiza e valoriza a silvicultura de gestão sustentável e aumenta protecção das nossas Florestas.
🌳🌲🏡«Nature can repair our broken climate»
#naturenow
1-Resistência da Madeira
2-Classe de serviço
3-Duração das cargas
4-Exposição de elementos de madeira
5-NP EN 335-2
6-NP EN 350-2 Durabilidade Natural
7-NP EN 350-2 Tratabilidade
8-NP EN 460 ( Gráfico da Estratégia de Tratamento)
9-Fluxograma de decisão segundo a NP EN 460