AS 21 RAZÕES PARA HABITAR NUMA EDIFÍCIO DE MADEIRA

“Se plantarmos três árvores para cada uma que é colhida: viver com árvores, bem como construir com elas, temos um ambiente mais saudável.”

🌳🌲🏡«Nature can repair our broken climate»
#naturenow

Porquê construir em madeira?

“A madeira é uma escolha renovável e responsável, que ajuda a reduzir a nossa pegada ambiental.

A Eco||Sistema, garante-lhe um produto de alta qualidade: -relação peso/resistência (superior às de betão armado e aço); -rapidez de montagem; -resistência ao fogo; -eficiência térmica e acústica -excelente performance em caso de sismo; -beleza estética natural; - racionalismo ecológico; -economia de custos e facilidade de "desconstrução" (todos os materiais empregues são recicláveis). Dando qualidade, durabilidade, economia, conforto e resposta a um dos maiores desafios do nosso tempo: a sustentabilidade do nosso edificado.

Este sistema, fruto de vastos trabalhos de investigação e desenvolvimentos científicos permitem a concepção de produtos hi-tech em madeira - engineered wood products. O que faz que assuma actualmente uma importância crescente na arquitetura e na engenharia contemporânea. O que faz da Eco||sistema uma empresa de vanguarda, apta para dar resposta ao repto deste século: "se o século XIX foi o século do aço, e o século XX foi o século do betão armado, logo o século XXI é o século da engenharia da madeira."

1m3 de madeira empregue na construção, equivale a 1 tonelada de CO2 sequestrados.

Processo da escolha e tratamento da madeira

É uma realidade que há muito venho expondo e que reforço neste debate das alterações climáticas. Existe uma fábrica "mágica" e completamente autônoma que sequestra o carbono e liberta oxigênio:
Essa fábrica "mágica" são as árvores! (Sendo na sua essência constituídas de carbono: 1 m³ de madeira = uma tonelada de Carbono).
Se se fomentar a construção em estrutura de madeira, não só estamos aumentar o tempo do sequestro do carbono dentro das nossas construções, diminuí a nossa pegada ecológica e a utilização de combustíveis fósseis. Isto deve-se às excelentes propriedades térmicas que a madeira nos aufere. Esta construção dinamiza e valoriza a silvicultura de gestão sustentável e aumenta protecção das nossas Florestas.
🌳🌲🏡«Nature can repair our broken climate»
#naturenow

Resistência da Madeira

Classe de serviço

Duração das cargas

Exposição de elementos de madeira

NP EN 335-2

NP EN 350-2 Durabilidade Natural

NP EN 350-2 Tratabilidade

NP EN 460 ( Gráfico da Estratégia de Tratamento)

Fluxograma de decisão segundo a NP EN 460